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[Regras] Clauses e Banlists Smogon

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Mensagem por Rayleigh julho 27th 2013, 21:35

Smogon, como já foi mencionado noutros tópicos, é uma entidade (site) americana que desde os tempos da 1ª Geração (RBY) tem vindo a tornar o jogo mais justo banindo certos movimentos, combinações de movimentos, Pokémon, habilidades e items.
Abaixo está a lista de tudo o que eles consideraram que deve ser banido do jogo e respetiva explicação detalhada do que pode ou não ser tolerado. Neste fórum adotaremos todas as Clauses e Banlist deles e quem não respeitar as mesmas será desclassificado do torneio como indicam as nossas regras.

Clauses
As seguintes clauses são aplicadas a qualquer partida da 5ª geração, seja pelos jogos B/W/B2/W2 ou através dos simuladores de batalha online que existem para o computador.

Species Clause - Um jogador não poderá ter dois Pokémon na equipa que tenham o mesmo número na National Dex.

  • Por exemplo, usar 2 Pikachu na mesma equipa não é permitido.
  • Também não é permitido usar o mesmo pokémon mas com formas diferentes, como o Rotom-W e o Rotom-C, visto que eles apresentam o mesmo número na National Dex (#479).

Sleep Clause - Perderás o jogo se colocares dois Pokémon do adversário a dormir (propositadamente) ao mesmo tempo.

  • Por outras palavras, enquanto um Pokémon do teu adversário esteja a dormir devido a um ataque do teu lado, não poderás colocar outro a dormir.
  • Caso não tenhas alternativa a não ser usar esse mesmo ataque de induzir o "sleep" (seja por causa de items "Choice", moves como Encore, Taunt, Disable, Torment, ou até falta de PP) e também não possas trocar de Pokémon (devido a trapping moves como Fire Spin, trapping abilities como Ingrain, ou mesmo por este ser o teu último Pokémon vivo), a regra não se aplicará porque não foi usado esse ataque de induzir "sleep" propositadamente.
  • A regra aplica-se também a "sleep" induzido por coves como Metronome, Sleep Talk, Assist, Me First ou Copycat. Não se aplica ao move Magic Coat nem á habilidade Magic Bounce.
  • Se o adversário usar Rest, esse pokémon que estará a dormir não conta para a regra visto que não foste tu que o puseste a dormir.

Evasion Clause - Proíbido o uso de moves de "evasion" como Double Team e Minimize.

  • A penalização por usar um desses moves será a derrota automática da partida.

OHKO Clause - Proíbido o uso de moves que causem one hit KO direto tais como: Fissure, Guillotine, Horn Drill ou Sheer Cold.

  • A penalização por usar um desses moves será a derrota automática da partida.

Moody Clause - Nenhum pokémon da tua equipa poderá ter a habilidade Moody.

  • A penalização por usar um Pokémon com essa habilidade será a derrota automática da partida.

Banlists
As clauses acima são aplicadas a todas estas tiers e/ou metagames descritos. As regras mencionadas para casa tier e/ou metagame são uma adição às clauses acima e não uma substituição das mesmas.

Uber

  • Tudo o que não é coberto pelas clauses acima é permitido na tier Uber.


OU (Over Used)

  • Pokémon Banidos - A tua equipa não poderá ter nenhum Pokémon das seguintes tiers: Ubers.
  • Habilidades Banidas - A tua equipa não poderá ter nenhum Pokémon com nenhuma das seguintes habilidades: Sand Veil and Snow Cloak.
  • Items Banidos - O item Soul Dew é banido se for usado nos Pokemon Latias ou Latios.
  • Drizzle + Swift Swim - Usar um Pokémon com Drizzle e outro com Swift Swim na mesma equipa é proíbido.


UU (Under Used)

  • Pokémon Banidos - A tua equipa não poderá ter nenhum Pokémon das seguintes tiers: Ubers, OU, BL.
  • Habilidades Banidas - A tua equipa não poderá ter nenhum Pokémon com nenhuma das seguintes habilidades: Drought, Sand Stream, Sand Veil and Snow Cloak.


RU (Rarely Used)

  • Pokémon Banidos - A tua equipa não poderá ter nenhum Pokémon das seguintes tiers: Ubers, OU, BL, UU, BL2.
  • Habilidades Banidas - A tua equipa não poderá ter nenhum Pokémon com nenhuma das seguintes habilidades: Drought, Sand Stream, Sand Veil and Snow Cloak.
  • Shell Smash + Baton Pass - Proíbido o uso dos moves Shell Smash e Baton Bass no mesmo Pokémon.


NU (Never Used)

  • Pokémon Banidos - A tua equipa não poderá ter nenhum Pokémon das seguintes tiers: Ubers, OU, BL, UU, BL2, RU.
  • Habilidades Banidas - A tua equipa não poderá ter nenhum Pokémon com nenhuma das seguintes habilidades: Drought, Sand Stream, Sand Veil and Snow Cloak.
  • Shell Smash + Baton Pass - Proíbido o uso dos moves Shell Smash e Baton Bass no mesmo Pokémon.


Little Cup
Little Cup ou LC não é uma tier abaixo de NU e sim um jogo diferente. Abaixo seguem as regras desse jogo.

  • Pokémon Permitidos - São apenas permitidos os pokémon desta lista.
  • Lv.5 Clause - todos os pokémon deverão estar no nível 5.

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Mensagem por .Safeguard julho 28th 2013, 07:20

Embora as regras Smogon sejam bastante conhecidas eu penso que estas são muito restritas pelo que sugiro que algumas coisas sejam modificadas, neste caso a Species Clause.

Sugiro que em vez de proibir completamente a utilização de 2 Pokémon da mesma espécie, que seja aplicada a regra seguinte:

O numero mínimo de espécies Pokémon que um jogador pode ter na equipa é de 5, isto significa que um jogador poderá ter 2 Pokémon da mesma espécie na equipa. Esta regra não se aplica a Pokémon lendários ou OU (Over Used). Qual é a vossa opinião?

Por fim, pondo-me no lugar de uma criança de 10 anos, provavelmente não percebo tudo o que está escrito neste post pelo que devíamos ter o cuidado de tornar tudo mais fácil e intuitivo para todos não acham?

Quando os fóruns abrirem eu retiro este comentário assim como qualquer outro que surja a seguir a este.
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Mensagem por Nero julho 28th 2013, 16:26

Acho que a alteração da species clause é inutil. Ter dois pokémons da mesma espécie na mesma equipa por si mesmo já altera muito o balanço de uma equipa, por isso estariamos a mudar uma clause que iria abrir uma excepção para magoar mais o jogador do que o ajudar. 
Em relação ao vocabulário, secalhar era melhor fazer um glossário/não me lembro como se chama, não?
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Mensagem por Rayleigh julho 28th 2013, 23:48

sim, ainda irei tratar disso.
quanto às regras... elas não irão mudar
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Mensagem por xSean julho 29th 2013, 13:12

Smogon é uma boa fonte de info de movesets, mas só isso, não seguindo a maioria das regras deles.

Das mais ridículas é a evasion clause.
Porque haveria de ser banido um move como o double team ou minimize? Moves como shock wave, aerial ace, aura sphere que acertam sempre existem para alguma coisa, não?? Se me vierem a disser que é a evasion é uma questão de probabilidade, obrigado eu já sei disso, é tudo uma questão de probabilidade, e há a possiblidade de a aumentar ou diminuir.

Do mesmo modo que nesta geração uma boa % do jogo competitivo se resume a basicamente a Stealth Rock/entry hazards e não vejo isso a ser banido! E claro existe o Rapid Spin para isso.

Swords Dance, Nasty Plot tem como counter o Taunt ou ainda Dragon Tail...
Evasion clause foi uma maneira de tornar os ataques aerial ace, shock wave, aura sphere inúteis na competição. Evasion faz parte do jogo.

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Mensagem por .Safeguard julho 29th 2013, 13:27

xSean escreveu:Smogon é uma boa fonte de info de movesets, mas só isso, não seguindo a maioria das regras deles.

Das mais ridículas é a evasion clause.
Porque haveria de ser banido um move como o double team ou minimize? Moves como shock wave, aerial ace, aura sphere que acertam sempre existem para alguma coisa, não?? Se me vierem a disser que é a evasion é uma questão de probabilidade, obrigado eu já sei disso, é tudo uma questão de probabilidade, e há a possiblidade de a aumentar ou diminuir.

Do mesmo modo que nesta geração uma boa % do jogo competitivo se resume a basicamente a Stealth Rock/entry hazards e não vejo isso a ser banido! E claro existe o Rapid Spin para isso.

Swords Dance, Nasty Plot tem como counter o Taunt ou ainda Dragon Tail...
Evasion clause foi uma maneira de tornar os ataques aerial ace, shock wave, aura sphere inúteis na competição. Evasion faz parte do jogo.

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Mensagem por Nero julho 30th 2013, 02:09

A evasion clause existe para fazer com que o jogo seja mais based na skill do que na sorte. Qualquer pessoa pode fazer um par de double teams com qualquer pokémon e passar o resto do jogo sem receber quase dano nenhum, mas nem qualquer pessoa consegue dar um sweep limpo com um salamence ou um scizor
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Mensagem por Rayleigh julho 30th 2013, 11:41

opa, evasion clause foi das melhores clauses que inventaram. Já basta o hax nos critial hits, burns de scald e essas coisas inevitáveis influenciar a partida.
Fizeram muito bem em banir isso tal como snow cloak e sand veil porque isto influenciava e muito os jogos que eram decididos pela sorte e nao pela skill
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Mensagem por xSean julho 30th 2013, 23:47

A existência dos moves que acertam sempre não justifica a invenção da clause, pois a accuraçy passa a ser de 100%.
Não queres que inventem uma clause que bana o stealth rock já agora?
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Mensagem por Rayleigh julho 31st 2013, 00:48

o jogo está equilibrado assim, se nao sabes jogar contra stealth rock é so treinar.

SR é algo que permite jogar defensivamente logo banir nao é bom. agora algo que ajude a ter hax convem banir.
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Mensagem por Nero julho 31st 2013, 05:41

Stealth Rock é algo que faz sempre o mesmo. Não há probabilidades de um pokémon fugir, de receber crits ou max-min damage. O facto de não tar banido apoia o meu argumento (e possivelmente o do Ray) de que evasion clause é para diminuir os eventos aleatórios e consequentemente fazer com que o jogo fique mais à base das capacidades do jogador
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Mensagem por Rayleigh julho 31st 2013, 12:13

é como eu digo, a smogon está a analisar isto desde 2002, eles podem ter alguns erros, mas as tiers do mais recente Pokémon Online são uma cópia das deles com a diferença na tier de alguns pokémon (que eu concordo em alguns casos mas discordo em muitos mais).

Um dia se Portugal chegar a ter gastante gente a competir e tenha torneios locais com prémios e importância, talvez sejamos nós a falar de fazer as nossas próprias tiers, até lá, "we stick to smogon".
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Mensagem por Nero julho 31st 2013, 15:11

Acho que é preciso alguem dizer isto
O pokémon metagame é algo um bocado unforgiving. Não é lugar para se usar aquele move e aquele pokémon só porque sim e esperar ganhar. 
Não tou a defender as "standart" teams, que resultam, mas estou a dizer que é preciso pensar muito numa team se quisermos fazer counter às standart. 

O smogon o que faz com as clauses é fazer o jogo mais à base de skill possivel, sabendo que não se podem tirar os crits, os max-min damages, os efeitos secundarios dos moves e coisas assim.
As tiers servem para nem todos os pokémons serem inuteis. Queres usar hitmontop? Vai para UU, não o uses em OU quando tens opções muito mais viaveis. Se não houvesse as tiers, estava tudo com ubers e o resto ficava à sombra. 

A menos que apresentem muitas boas provas para que algo seja mudado, acho que devia-mos de nos manter restritos ao smogon. Mas tambem acredito que não devemos de ficar fechados e dizer "Ah smogon é que é bom". É só uma questão de argumentação.
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Mensagem por Rayleigh julho 31st 2013, 17:01

opa, eu se fosse fazer as minhas tiers, excadrill e landorus-I nunca teriam ido para uber, mienshao e heracross nunca seriam UU e muitas outras coisas mudariam, mas há que admitir que smogon entre todas as comunidades que fazem regras é a melhor.

e como temos que nos colar a uma para nao isolar o forum, smogon será a melhor
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Mensagem por .Safeguard julho 31st 2013, 17:14

sendo assim ficam as regras smogon mas daqui a alguns meses/anos quando ganharmos nome quero ajustar algumas coisas tendo em conta o que disseste, etç... ^
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Mensagem por Rayleigh julho 31st 2013, 17:32

mas para que alterar daqui a uns meses quando em outubro vamos passar a jogar X/Y?
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Mensagem por xSean julho 31st 2013, 19:06

Sei jogar com ST até bem demais, mas cresci farto disso, não há um combate que não tenha isso. Basta ter Taunt para o parar ou se falhar usa-se o rapid spin.
Mas o que gosto mais é mesmo do Magic Coat ou o Magic Bounce e quem leva com a porra é o adversário.

Na competição chega a passar-se cerca de 50% dos turnos a trocar e o dano de ST está sempre a somar, é broken.
Uma match vantajosa para o adversário força-te a trocar = levas dano, e enquanto isso no turno do adversário ele faz set up de SD/DD/agility e é aqui que começa muitas vezes um sweep... then scarf revenge kill etc

Não treino nadinha até o xy sair e sairem as novas mecânicas, novos moves, tutor moves e egg moves.
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Mensagem por Nero julho 31st 2013, 19:49

Rayleigh escreveu:mas para que alterar daqui a uns meses quando em outubro vamos passar a jogar X/Y?

 O smogon vai continuar a acompanhar o metagame de X/Y, rite? Nessa altura quando acharmos que deva de haver mudanças, mudamos. Continuo é a defender que tudo depende da argumentação dos vários membros de ambos os lados e que não deve de haver alguem soberano
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Mensagem por Rayleigh julho 31st 2013, 20:53

podemos sim depois desenvolver a nossa própria tier list, mas isto apenas se existir bastante gente a participar nos torneios e a jogar com qualidade, não vou mudar as tiers da smogon só porque meia duzia de gajos que pensam que jogam muito (inclusive eu) nao gostam de certo pokémon em certa tier.

foi como já disse num chat por ai com portugueses... quando formos à world cup deles e passarmos pelo menos das eliminatórias já podemos criticar a smogon, até lá joguem segundo eles porque eles pensam nas coisas e não banem os pokémon pelo nome.
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